O Dinamismo das Mídias Sociais.

As mídias sociais estão repletas de pessoas com projetos, com seus interesses próprios ou coletivos. Com interesses concretos ou superficiais que, podem mudar conforme as novidades que vão surgindo uma após a outra.

Tratam-se de redes dinâmicas, onde tudo acontece muito rápido, onde estas redes são coletivos que em grupo podem trabalhar e onde ações aparentemente pequenas e simples, podem repercutir de uma forma muito maior e inesperada dentro dela. Não podemos então prever com exatidão ou facilidade como essas redes vão responder as informações.

Podemos ter efeitos só no espaço online e, podemos também ter efeitos que ultrapassam outros âmbitos, como protestos e reivindicações externas, políticas ou sociais por exemplo.

O termo Mídia Social tem despertado interesse de várias esferas da sociedade, e podemos relacionar essa curiosidade a esse fato, o fato do acesso a todas as classes, a comunicação imediata e direta.

Toda vez que uma mídia social surge, formam-se opiniões, tanto contra como a favor. O nosso conhecido Orkut foi uma mídia que ha muito pouco tempo era citada como “Hype”, e que não era merecedora de estudo.

Hoje na contramão dessas opiniões e novamente, tanto em termos positivos  quanto negativos (vastos), percebe-se que se faz útil o estudo do Orkut, temos uma pequena idéia dos efeitos que está tendo na sociedade brasileira.

Já é possível observar a frequencia do Orkut estampando matérias jornalísticas em vários meios de comunicação.

Ele já não é mais citado tão simplesmente como um fenômeno local ou temporário. Como este “mundo” da web, é muito veloz, surgem o tempo todo várias opções de mídias e com elas novos perfis de usuários.

São inúmeras as práticas, por exemplo o Fotolog, que já foi cotidianamente explorado no dia a dia de inúmeros jovens e que hoje, vem novamente sendo observado. Sendo entendido mais profundamente.

Como estamos fazendo com o Facebook, e com o próprio Twitter, o qual mesmo que ainda pequeno merece e também ganha atenção. A mídia em si como seus utilizadores, seus perfis e seu interesses.

Não podemos negar que para observarmos e entendermos os efeitos das mídias sociais em curto, médio e longo prazo e  das mudanças que estamos vivendo em um período relativamente curto, é que além de observá-las e testá-las, é preciso Estudá-las.

É assim para profissionais de Marketing, Comunicação, Empreendedores que se utilizam ou pretendem utilizar-se delas. Estudar e entender parte desse mundo é tão importante  e se torna fundamental a cada dia, para que saibamos que efeito poderemos obter.

Tags:

2 Respostas to “O Dinamismo das Mídias Sociais.”

  1. Raphael Nascimento Says:

    Excelente o seu trabalho.Ótimo espaço pra quem procura dicas de empreendedorismo e marketing.Parabéns.

Deixe um comentário